A cidade de Santa Maria tem, nesta terça-feira, 61,7% dos leitos de UTI ocupados, entre públicos e privados. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados às 18h05min na plataforma online.
Região registra mais cinco mortes pela Covid-19
A maioria dos pacientes internados hoje - 37 pessoas - são portadores de outras doenças. O restante são pacientes confirmados com a Covid-19 - 18 pessoas - e com a suspeita da doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - 3 pessoas.
A instituição que mais preocupa é o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que oferta 24 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça, a ocupação chegou a 95,8%, que representam 23 pacientes internados. Desde o dia 16 de julho, a instituição tem ficado na casa dos 90% desde o dia 16 de julho. A exceção foi no último domingo, quando todos os leitos foram ocupados.
Os outros 10 leitos de UTI pelo SUS na cidade ficam no Hospital Regional. Nesta terça, quatro estavam ocupados.
O restante de leitos de UTI do município - 60 - são privados e ficam no Hospital de Caridade Doutor Astrogildo de Azevedo e Hospital São Francisco de Assis. Hoje, a ocupação estava em 62% e 0%, respectivamente.
HUSM suspende cirurgias eletivas a partir de quarta
NA REGIÃO
Já na Região de Santa Maria, que contabiliza 114 leitos de UTI distribuídos na cidade de Santa Maria (94), Faxinal do Soturno (10) e Santiago (10), hoje a taxa de ocupação ficou em 65,8%. A maioria dos pacientes internados - 70.7% - precisam de atendimento por outras doenças. 24% são pessoas diagnosticadas com o coronavírus e outros 5,3% são suspeitos ou com outra SRAG.
O local que mais preocupa é Santiago, que hoje tem nove dos 10 leitos ocupados. Entretanto, nenhum é paciente com a Covid-19 nem outra SRAG. Desde o dia 7 de julho, a instituição só ficou abaixo dos 90% de ocupação em dois dias.